Fundada em agosto de 1989 por Paulo Ritter e Gilberto Cavalli, a Galeteria Nonna Tena teve como primeiro endereço a Av. das Hortênsias, próximo à prefeitura de Gramado. Anos depois, com a divisão da sociedade, Gilberto seguiu para a cidade de Nova Petrópolis onde abriu a Galeteria Picollo Pólo enquanto Paulo levou a Galeteria Nonna Tena para a Av. Borges de Medeiros, nº 1730.

Nos anos 90, já no novo endereço, a família Benetti passou a fazer parte do quadro de funcionários da galeteria, tendo o Sr. Nelso como assador e sua esposa Teresinha como cozinheira, além de seus filhos Robinson, Éderson e Vanessa que passaram a fazer extras como garçons aos finais de semana.

Em 2001, Paulo resolveu vender a galeteria, pois morava em São Leopoldo onde possuía outro estabelecimento gastronômico e pretendia investir neste estabelecimento. Após algumas negociações fracassadas, Paulo ofereceu a galeteria para a família Benetti que juntou suas economias e no dia 01/04/2001 se tornou proprietária do Galeto Nonna Tena, que até hoje mantém o padrão de qualidade original.

       

       

Veja como chegar