O empreendedor Jayme Prawer descobriu em Bariloche a potencialidade de criar no Brasil a fabricação de chocolate caseiro. No final de 1975, lançava a primeira fábrica, em Gramado, com 70m² e três artesãos, inaugurando uma nova atividade econômica que se expandiria na região e em muitas outras cidades brasileiras. Em fevereiro de 1976, foi inaugurada a primeira loja Prawer no período de realização do Festival de Cinema de Gramado. Na época, já eram fabricados mais de 100 tipos de chocolates, entre ramas, tabletes, truffels e bombons trufados.

A Prawer criou o primeiro chocolate artesanal do país, em 1975, e desde então vem produzindo chocolates artesanais de ingredientes selecionados em diferentes sabores e formas. O chocolate produzido pelo Prawer contém menos açúcar e maior quantidade de cacau, resultando em um chocolate mais puro e saboroso.

A Prawer conta com quatro lojas em Gramado e lojas licenciadas em diversas cidades brasileiras. Foi a primeira fábrica a proporcionar visita conduzida na sua área de produção, onde o turista assiste ao trabalho dos artesões – tudo feito manualmente até hoje – e sente o aroma delicioso do chocolate.